Quem é Jonas Masetti?
realmente essa é uma boa pergunta se tratando de que vamos falar a respeito do ensino de Vendata ministrado por professores dentre eles Jonas Masetti que é nada mais nada menos do que o professor homenageado diretamente pelo primeiro ministro da Índia Narendra Modi pela profundidade e abrangência de seu trabalho.
O Reconhecimento
Suas realizações com o ensino de Vedanta no Brasil foram reconhecidas pelo governo indiano, através do Primeiro-Ministro, Narendra Modi, o qual reconheceu o professor Jonas Masetti como um embaixador da cultura védica e por popularizar o estudo de vedanta e da Gita no Brasil, alcançando a marca de 150.000 alunos em 7 anos de trabalho.
Informações Wikipédia
professor tradicional de vedanta e discípulo direto de Swami Dayananda Saraswati. Ele ensina vedanta, sânscrito, mantras e outros temas relacionados à tradição védica, principalmente no Brasil, onde ele reside atualmente. Suas aulas iniciaram após a conclusão do curso residencial e imersivo durante 4 anos com Swami Dayananda no Arsha Vidya Gurukulam em Coimbatore, na Índia.
Seu trabalho acontece no Instituto Vishva Vidya em Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde alcançou um grande número de alunos através de suas aulas online, retiros conhecidos como Vedanta Camps e publicando livros sobre yoga e vedanta em Português e Inglês.
O que é Vedanta
Vedanta é uma combinação de duas palavras, “Veda” que significa conhecimento e “anta, ” a parte final ou a essência dos Vedas, a mais antiga escritura sagrada da Índia. O vedanta é o conhecimento de Deus e da natureza divina que habita cada indivíduo. Vedanta é a busca do autoconhecimento.
“Esse é um caminho que ajuda a quebrar os padrões prejudiciais entre pessoas, a diminuir a distância entre raças e a estabelecer o diálogo inter-religioso”, sustenta swami Atmajnanananda, 67, nascido na Filadélfia, Pensilvania.
O monge se formou em filosofia pela Northwestern University, em Chicago, e em filosofia indiana e sânscrito na University of Pennsylvania. Em 1981, ele entrou para Ordem Ramakrishna em Trabuco Canyon, Califórnia, e em 1996 recebeu os votos finais de sannyasa em Belur Math.
Desde 1997, swami Atmajnanananda é responsável pelo centro da Ordem Ramakrishna em Washington DC. Em sua primeira viagem ao Brasil e a Belo Horizonte, o monge se encontrou com os devotos da ordem criada pelo santo bengali Ramakrishna.
Falando sobre os frutos da meditação, Atmajnanananda diz ter esperança no futuro da humanidade, mesmo em meio a guerras, atos de terrorismo, brigas religiosas e corrupção.
“As coisas vão melhorar. Mas não existe a perfeição e, tampouco, um mundo perfeito. Porque na história da humanidade sempre existiu a dualidade, o bem e o mal, luz e trevas, saúde e doença, riqueza e pobreza, alegria e tristeza”.
O vedanta não é uma religião. Enquanto filosofia aceita e respeita todas as tradições religiosas e encoraja a todos a aprender com os ensinamentos oferecidos pelos profetas e mestres de todas as religiões.
“Existe apenas uma realidade que se manifesta em variadas formas e com vários atributos. Todas as religiões têm o poder inerente de levar seus seguidores à consumação suprema da meta da vida humana. Todas são igualmente verdadeiras”, sustenta o swami Atmajnanananda. Para ele, cada segmento religioso possui uma dádiva específica para oferecer à humanidade.
Como lidar com a kali yuga (idade do ferro)
O pensamento hindu desenvolveu um conceito de templo cíclico através da doutrina das yugas ou eras cósmicas. Assim como os gregos acreditavam que existiam quatro eras, a Idade do Ouro, da Prata, do Bronze e do Ferro, que se sucedem nessa ordem, a tradição hindu contempla esses ciclos históricos e os denomina da seguinte forma: Satya Yuga, Treta Yuga, Dwapara Yuga e Kali Yuga.
“Na sucessão das yugas, a humanidade descende de uma elevada plataforma espiritual, como é vivida na Satya Yuga, para um estado de gradual degeneração nas yugas subsequentes. Atualmente estamos vivendo a última dessas quatro eras, a Kali Yuga, também chamada a Idade do Ferro, onde a ignorância e o materialismo, o egoísmo e os vícios prevalecem sobre as virtudes espirituais”, comenta o swami Atmajnanananda.
Segundo ele, na sequência das eras existe uma gradual degradação do darma (lei moral ou retidão). Então, com o início da nova Satya Yuga,/ o estado original de pureza é restaurado, os ciclos começam novamente e assim se repetem.
Esses conceitos são encontrados nos Puranas, textos sagrados que descrevem a cosmogonia e a mitologia na tradição hindu.