O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia pelo MDB, Iris Rezende faleceu no início da madrugada desta terça-feira (9), em São Paulo, após mais de três meses internado. Aos 87 anos, ele tentava se recuperar de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu em agosto, na capital.
O corpo será velado no Palácio das Esmeraldas, a partir das 8h. O sepultamento será no cemitério Santana, em Goiânia, e está previsto para as17h.
Ele passou as últimas semanas no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP). Por meio de nota, a assessoria informou que, no último sábado, ele foi submetido a intubação para tratar uma forte infecção. Desde então, seu quadro piorou.
Íris Rezende terminou a sua carreira política em 2020, depois concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.
Nasceu no 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis (região sudeste de Goiás), Íris Rezende formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, foi o candidato com maior número de votos e o mais jovem da história da capital, aos 25 anos.
Prefeito Rogério Cruz lamenta o falecimento do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende Machado. Ele decreta luto oficial por sete dias na capital e ponto facultativo nesta terça-feira (9/11) “para que os servidores possam prestar suas homenagens a este ilustre homem público”