O que é o Lábio Acetabular?
O Lábio acetabular (ou LABRUM) é uma pequena cartilagem que fica na margem do acetábulo ( o osso da bacia onde se encaixa a cabeça do fêmur). Não se trata da cartilagem do interior da articulação. A função do labrum está relacionada a aumentar a cobertura da cabeça femoral como se fosse um pequeno toldo na frente de uma garagem. Também funciona como uma válvula hidrostática, mantendo a pressão do líquido sinovial que lubrifica a articulação. Manter estas funções é muito importante para a articulação do quadril.
O que causa a Lesão Labral?
As lesões labrais geralmente estão associadas a algum tipo de Impacto entre o osso do fêmur e a borda da bacia (acetábulo) e chamamos esta situação de Impacto Femoroacetabular.
Estes impactos podem levar à desinserção do labrum, ou seja, a cartilagem se solta da borda da bacia. Também pode ocorrer a degeneração do labrum, que de tanto sofrer impacto leva à destruição desta cartilagem.
Quando o lábio está desinserido (solto) devemos fixá-lo novamente na borda da bacia. Utilizamos Âncoras que são pequenas buchas ou parafusos com um fio de sutura que se fixa na bacia e assim se prende o labrum na borda do acetábulo.
Às vezes, quando a soltura ocorre em toda borda, ou quando existe uma degeneração muito extensa do labrum, não é possível realizar a sutura ou reparação.
Técnica é conhecida como Augmentation
Nos casos onde existe uma perda grave de tecido e não é mais possível a sutura, podemos colocar um Enxerto retirado do próprio paciente, sobre as fibras do labrum remanescente. Esta técnica é conhecida como Augmentation. Este enxerto pode ser retirado da parte lateral do quadril ( nossa preferência) ou do mesmo local onde se retira os tendões para reconstrução dos ligamentos de joelho.
Reconstrução Labral
Quando não existir mais labrum, deve-se proceder a Reconstrução Labral, que pode ser com Enxerto do próprio paciente, ou de cadáver que tem propriedades mecânicas melhores para este tipo de situação. Estes são procedimentos de grande dificuldade técnica, que quando aplicado em casos bem indicados, tem alta taxa de bons resultados. Deve ser realizado apenas por equipes com treinamento em técnicas avançadas de Cirurgia por Videoartroscopia do Quadril.
Gostaria de ler mais sobre este assunto?
Acesse o site do Dr. Marcos Contreras de Florianópolis que nos ajudou a elaborar este artigo de nossa seção saúde aqui no site!
Veja também: