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Ministro de Lula cogita pedágio em nova ponte Brasil-Paraguai, gerando preocupação no setor produtivo

Fórum Revista Brasil Por Fórum Revista Brasil
23 de dezembro de 2025
em Brasil
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Ministro de Lula cogita pedágio em nova ponte Brasil-Paraguai, gerando preocupação no setor produtivo
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Nova Ponte Brasil-Paraguai Pode Ter Pedágio, Ministro Renan Filho Abre Debate

A recém-inaugurada Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu (PR) ao Paraguai, pode se tornar mais uma obra com cobrança de pedágio. A declaração do Ministro dos Transportes, Renan Filho, durante sua passagem pelo Paraná, gerou preocupação no setor produtivo e entre os usuários da nova estrutura.

A ponte, financiada com recursos públicos e da Itaipu Binacional, foi aberta para caminhões no último final de semana, após três anos fechada. A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente Lula e do paraguaio Santiago Peña, mas foi marcada por duas celebrações distintas, uma em cada lado da fronteira.

A polêmica em torno da possibilidade de pedágio na Ponte da Integração levanta questionamentos sobre o futuro da infraestrutura e seu impacto na logística e no comércio da região fronteiriça. Acompanhe os detalhes e as reações ao debate iniciado pelo governo federal.

Ministro Renan Filho não descarta pedágio e defende concessões

Em entrevista à Gazeta do Povo, o ministro Renan Filho afirmou que a possibilidade de pedágio na Ponte da Integração **”não está descartada”**. Segundo ele, a decisão será avaliada em todas as condições, mas ressaltou que a obra foi paga pelo povo brasileiro, seja diretamente ou através da Itaipu Binacional, da qual o Brasil é sócio.

O ministro defendeu o modelo de concessões, explicando que, caso a ponte seja concedida à iniciativa privada, o dinheiro arrecadado com o pedágio poderia ser destinado à construção de novas obras. Ele argumentou que, se uma ponte já é entregue pedagiada, a iniciativa privada pode ter interesse em construí-la sem o uso de recursos públicos.

Renan Filho destacou que o governo tem feito um levantamento sobre pontes que podem ser pedagiadas e defendeu o modelo, citando que **”quem pagou essa ponte foi Itaipu, mas no fundo é o povo brasileiro”**. Ele lembrou que o custo total do complexo de obras alcança R$ 1,8 bilhão.

O ministro também abordou a questão da manutenção e da equidade no pagamento. Ele declarou que, **”quando a gente implanta uma tarifa de pedágio, a diferença é que quem usa, paga”**. Renan Filho contrapôs essa visão à ideia de que, sem pedágio, a manutenção seria paga pelo contribuinte, incluindo os mais pobres que não possuem veículos.

Preocupação com impacto logístico e comercial na fronteira

A perspectiva de cobrança de pedágio na Ponte da Integração gera apreensão em Foz do Iguaçu. Setores do comércio, transporte e turismo temem um **impacto direto no custo logístico** e na circulação diária entre Brasil e Paraguai. Atualmente, veículos leves ainda utilizam a Ponte da Amizade, enquanto a Ponte da Integração está liberada apenas para caminhões.

Celso Antonio Gallegario, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas Nacionais e Internacionais de Foz do Iguaçu e Região (Sindifoz), expressou sua preocupação. Ele questionou como o pedágio seria cobrado, se na cabeceira da ponte, de ambos os lados, e alertou para o problema das filas.

A Ponte da Integração é considerada crucial para o **escoamento de cargas e a mobilidade regional**, dada a saturação da Ponte da Amizade. A imposição de tarifas pode comprometer a competitividade local, em um cenário onde o governo federal aponta para reduções médias de quase 46% nas tarifas de pedágio em concessões rodoviárias no Paraná.

Acesso à ponte e a situação da Perimetral Leste

A possibilidade de tarifação também levanta dúvidas sobre o acesso à ponte, a rodovia Perimetral Leste. Esta via foi entregue pelo governador Ratinho Junior (PSD) pouco antes da inauguração da Ponte da Integração.

Segundo informações da Infra S.A., empresa pública ligada ao Ministério dos Transportes, **não há previsão de concessão da Ponte da Integração**. No entanto, o ministro Renan Filho informou que o governo federal fará o “arrolamento” da Perimetral Leste para que o trecho seja assumido pela iniciativa privada. A concessionária EPR Iguaçu, responsável por extensões da BR-277, esclareceu que o trecho da Perimetral Leste não está previsto em seu lote de concessão atual.

Concessão da Ponte São Borja-São Tomé como modelo

Em outra frente, o ministro Renan Filho assinou, no final de novembro, o contrato de concessão da ponte São Borja-São Tomé, que liga o Rio Grande do Sul à Argentina. Essa estrutura, responsável por 23% do fluxo comercial entre os dois países, será administrada pela CS Rodovias Mercosul, com um compromisso de investimento de US$ 99 milhões.

A notícia sobre a possível cobrança de pedágio na Ponte da Integração surge em um momento de debates sobre a melhor forma de gerenciar e financiar a infraestrutura de transporte no Brasil, buscando um equilíbrio entre o investimento público e a participação da iniciativa privada.

Tags: Foz do IguaçuItaipu BinacionalLogísticaPedágioPonte Brasil-ParaguaiRenan FilhoSetor produtivo
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