Prefeito Eduardo Paes e Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, alinham estratégia para aeroportos do Rio de Janeiro.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou que se reunirá com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em janeiro. O principal tema da conversa será a possibilidade de **aumentar o volume de passageiros no aeroporto Santos Dumont**. A proposta já gerou debates e preocupações no estado.
A reunião, prevista para a primeira quinzena de janeiro, surge após o ministro Silvio Costa Filho indicar em entrevista que a alteração no teto de passageiros do Santos Dumont deve ocorrer. Atualmente, o aeroporto opera com um limite de 6,5 milhões de passageiros anualmente, e a ideia é expandir para 8 milhões em 2026.
Essa discussão é acompanhada de perto por entidades e pelo próprio Paes, que veem um possível impacto negativo no aeroporto do Galeão. A restrição imposta ao Santos Dumont, em seu momento, levou a um aumento significativo no fluxo de passageiros do Galeão, que saltou de 6,8 milhões para 16,1 milhões de passageiros ao ano. Conforme informação divulgada pelo prefeito Eduardo Paes em suas redes sociais, o ministro Silvio Costa Filho “sempre foi um aliado na coordenação dos aeroportos do Rio, implementou as medidas que fortaleceram o Galeão e ampliaram a malha de voos do nosso estado”. Paes também agradeceu ao presidente Lula pelo acompanhamento do tema.
Conflito com a Anac e preocupação de entidades empresariais
A possibilidade de alteração no teto do Santos Dumont não é um assunto pacífico. Eduardo Paes já demonstrou insatisfação anteriormente, chegando a citar “forças ocultas” atuando na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para modificar a dinâmica dos voos. A Anac, por sua vez, manifestou surpresa com as declarações, ressaltando que seus procedimentos são transparentes e baseados em processos administrativos auditáveis.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) também expressaram preocupação. Para ambas as entidades, a configuração atual promove uma equalização no volume de voos entre os aeroportos. Alterar o teto do Santos Dumont, segundo elas, pode penalizar o Galeão, que se beneficiou do aumento de demanda após a restrição anterior.
Alinhamento e expectativas para o futuro dos aeroportos cariocas
Apesar das divergências pontuais, o prefeito Paes busca um diálogo construtivo com o ministro Costa Filho. A reunião agendada visa encontrar um caminho que beneficie a infraestrutura aeroportuária do Rio de Janeiro como um todo, buscando um equilíbrio entre os dois principais aeroportos da cidade. A expectativa é que a conversa defina os próximos passos para a **gestão dos aeroportos do Rio**.
O prefeito ressaltou a importância da colaboração entre os entes federativos para o desenvolvimento do setor aéreo no estado. A articulação entre a prefeitura, o ministério e outros órgãos é vista como fundamental para garantir que as decisões tomadas fortaleçam a aviação e atendam aos interesses do Rio de Janeiro, **protegendo o Galeão** e otimizando o funcionamento do Santos Dumont.















