Infelizmente, esse é um problema mais comum do que se imagina na fotografia. Por falta de organização, responsabilidade e falta de profissionalismo, muitos fotógrafos não entregam as fotos contratadas por seus clientes, mesmo sendo pagos pelo serviço. Porém, essa história nunca acaba bem para os fotógrafos. Foi o que aconteceu com o fotógrafo de casamento Amam Bal.
Site Vancouver Sun
Segundo, relatado pelo site Vancouver Sun, o fotógrafo atua a quase 20 anos no mercado e alegou que não entregou o material porque o casal não fez o pagamento da última parcela prevista em contrato no valor de US$ 3.500.
Porém, o juiz responsável pelo caso condenou o fotógrafo de casamento a pagar uma indenização de US$ 22.000 ao casal. Um dos principais argumentos do juiz para a condenação foi que o fotógrafo já havia sido processado outras 5 vezes entre 2011 e 2019 pelo mesmo “padrão de comportamento enganoso que frustra pessoas inocentes”.
Contrato confuso e com nomes diferentes
Outro detalhe importante que o juiz identificou é que o fotógrafo, intencionalmente, redigia o contrato de forma confusa e até como nomes diferentes para se proteger de eventuais ações judiciais. “O documento é totalmente incompreensível. O fotógrafo deliberadamente usou nomes diferentes em suas negociações com os clientes, criando confusão e, possivelmente, um caminho para ele escapar da responsabilidade, se necessário, obscurecendo a sua verdadeira identidade”, disse o juiz na sentença.
Mas como o tribunal chegou ao valor de US$ 22.000 na condenação?
O juiz compôs o valor da seguinte forma: US$ 7.000 para finalizar as fotos e vídeos brutos em álbuns, outros US$ 10.000 por sofrimento mental e mais US$ 5.000 por danos morais. O juiz também alegou que o casal foi privado de compartilhar as memórias do seu casamento com seus familiares e até pessoas que não puderam ser convidados para o casamento em função da atitude fraudulenta do fotógrafo.