Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, falou nesta terça-feira (6) sobre a conversa que teve com Xi Jinping presidente da China. Joe Biden disse que as ambos comcordaram em cumprir o acordo de Taiwan, diante do aumento das tensões entre Taipe e Pequim
Joe Biden conversou com Xi Jinping sobre Taiwan
Após a conversa que tiveram, o presidente Joe Biden afirma:
“Falei com Xi sobre Taiwan. Nós concordamos…respeitaremos o acordo de Taiwan”, disse ele. “Deixamos claro que não achamos que ele deva fazer outra coisa senão cumprir o acordo”.
Biden provavelmente se referiu à política de longa data de Washington, segundo a qual reconhece oficialmente Pequim em vez de Taipei, e à Lei de Relações com Taiwan, que deixa claro que a decisão dos EUA de estabelecer laços diplomáticos com Pequim em vez de Taiwan depende da expectativa de que o futuro de Taiwan será determinada por meios pacíficos.
Enquanto esse ato obriga os Estados Unidos a fornecer a Taiwan meios para se defender, Washington apenas reconhece a posição da China de que a ilha pertence a ela e de que existe “uma China”, e não se posiciona sobre a soberania de Taiwan.
Relações Exteriores buscou esclarecimentos
Após os comentários de Joe biden, o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan falou que buscou mais esclarecimentos dos Estados Unidos a respeito dos comentários do presidente Biden e foi assegurado que a política dos EUA em relação a Taiwan não mudou, o compromisso dos EUA com eles é “sólido como uma rocha” e que os EUA continuarão a ajudar Taiwan a manter suas defesas.
“Enfrentando as ameaças militares, diplomáticas e econômicas do governo chinês, Taiwan e os Estados Unidos sempre mantiveram canais de comunicação próximos e tranquilos”, disse o documento, observando comentários recentes dos EUA sobre preocupação com as atividades da China.
Os comentários aos repórteres na Casa Branca – feitos após o retorno de Biden de uma viagem a Michigan anunciando um pacote de gastos – ocorrem em meio a escaladas na relação Taiwan-China.