O furacão Sam se fortaleceu um pouco mais sobre as águas do oceano Atlântico Norte e atingiu a categoria 4 na escala Saffir-Simpson nesta terça-feira, 28 de setembro.
O boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), emitido à 00h desta quarta-feira, 29, informou que Sam estava com ventos sustentados de 220 km/h, movendo-se para noroeste com 15 km/h. O centro da tempestade estava a cerca de 790 km das ilhas Leeward do Norte.
Sam deve permanecer como um furacão intenso até o fim da semana deslocando-se sempre sobre o mar, ao largo da costa leste dos Estados Unidos. O sistema deve passar relativamente próximo da Bermuda na sexta-feira, 1 de outubro.
Impactos no mar
Mesmo sem atingir diretamente porções de terra firme, a força dos ventos do furacão Sam deixa o mar muito agitado em parte do Caribe, com ressacas fortes, que podem causar danos nas Antilhas Menores. Até a sexta-feira, 1 de outubro, grandes ondas são esperadas na região das Bermudas e Bahamas. A agitação marítima se espalha pela costa leste dos Estados Unidos no fim de semana e fortes ressacas são esperadas.
Novo ciclone tropical se organiza
Na animação de imagens de satélite abaixo, repare no aglomerado de nuvens no canto superior direito. Os tons de vermelho indicam nuvens bastante carregadas, com potencial para temporais. Note como este conjunto de nuvens tem uma tendência de giro enquanto as nuvens se juntam mais.