Aquisição do Newcastle
Surge um novo rico no futebol europeu. A aquisição do Newcastle por um fundo de investimentos da Arábia Saudita foi anunciada pelo clube inglês nesta quinta-feira. Os valores não foram divulgados, mas a imprensa britânica especula que a negociação girou em torno de 300 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões).
A aquisição veio depois de aprovação da Premier League. Um acordo entre os sauditas e a emissora “beIN Sports”, do Catar, permitiu a retomada das negociações para a compra do Newcastle. Em julho do ano passado, a operação foi encerrada depois que a liga e o governo inglês acusaram a Arábia Saudita de pirataria nas transmissões do Campeonato Inglês no país. Entenda o termo:
Sportswashing por trás da aquisição do Newcastle
“Todas as aprovações necessárias foram obtidas da Premier League e a aquisição foi concluída em 7 de outubro de 2021. O Grupo de Investimento é formado por investidores pacientes de longo prazo que têm toda a confiança no sucesso futuro do clube. O anúncio de hoje é a conclusão de um processo completo e detalhado que permitiu ao Grupo de Investimento chegar a um acordo que beneficia todas as partes interessadas e deixará o Newcastle United bem posicionado para buscar uma estratégia clara e de longo prazo”, diz um trecho da nota oficial do Newcastle sobre a venda.
Arábia Saudita
O Newcastle pertencia ao empresário britânico Mike Ashley desde 2017. O clube foi vendido para um grupo liderado pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, que basicamente é o governo saudita. Tanto que Yasir Al-Rumayyan, que tem o título de “governador” da PIF e chamado de “Sua Excelência”, foi indicado para o cargo em 2015 por Mohammad bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita.