Centro Educacional comemora com série de atividades
Você sabia que em meio às montanhas da Serra de Petrópolis existe um tesouro onde o autoconhecimento e a espiritualidade se encontram e que atua há sete anos transformando vidas por meio do ensino? Pois bem. É o Instituto Vishva Vidya, um centro de estudos de Vedanta, Sânscrito e outras disciplinas da Tradição Védica e que comemora esta semana seu sétimo aniversário. Vedanta é um conhecimento milenar que vem da Índia e auxilia as pessoas a compreenderem que a felicidade que tanto se busca não está em fatores externos, mas sim, dentro de cada um de nós. É também a filosofia por trás do yoga, ayurveda e astrologia, por exemplo.
Ao longo dos anos, o Instituto tem levado o nome de Petrópolis mundo a fora porque é da cidade que todas as aulas são ministradas, principalmente no formato online, já tendo alcançado a marca de 100 mil pessoas estudando Vedanta no Brasil. Seu fundador, o professor tradicional de Vedanta, Jonas Masetti, é reconhecido como um dos embaixadores da Tradição Védica na América do Sul. O reconhecimento foi feito em novembro do ano passado pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Em seu pronunciamento, a autoridade indiana fala de Petrópolis ao discorrer sobre a seriedade, o comprometimento e a abrangência do trabalho do professor Jonas em disseminar Vedanta no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia, o Instituto Vishva Vidya já recebeu visitas de todos os representantes oficiais do corpo diplomático da Índia no Brasil, tamanha a representatividade do trabalho realizado em Petrópolis.
Mais de Jonas Masetti
Praticantes de Yoga denunciam mestre que debocha de vítimas de abuso sexual. Tal afirmação tem base?
Uma notícia tem movimentado os praticantes de Yoga que afetam diretamente a imagem do Professor de Vendata Jonas Masetti. Por sua personalidade e tranquilidade na maneira de se expressar e se dirigir ao seus alunos acabou entrando em um tema em um momento não muito oportuno, durante uma live onde o ambiente descontraído acabou levando a conversa para um tema delicado, e Jonas Masetti acaba falando do abuso sexual com termos, ou em uma postura interpretada de maneira errada, dando assim a impressão de que estava menosprezando o caso de abuso citado, como se estivesse debochando ou ainda responsabilizando a vítima pelo ocorrido.
Jonas Masetti em outras entrevistas e diversos materiais disponibilizados na rede demonstra em ações que não é a favor de nenhum tipo de abuso seja ele de cunho sexual ou racial, sempre deixou claro que todos precisam respeitar as diferenças que existem entre indivíduos e sempre esteve disposto a contribuir contra tais práticas repulsivas.
Informa ainda que tomara mais cuidado de misturar assuntos para que a mudança de tema não dê a impressão errada de que ele não se importe ou mesmo menospreze vítimas de qualquer tipo de abuso.
O Professor sempre se colocou a disposição de iniciativas sociais, conversas ao ao ar livre de forma descontraída, e aconselhamentos para contribuir com o autoconhecimento de seus alunos e a população mundial como um todo. Não é de se surpreender que em um momento inesperado ele pudesse cometer um erro como todos nós cometemos, e pensando dessa forma percebemos que Jonas Masetti demonstrou grande Humildade compatível com sua personalidade ao se desculpar pelo mal entendido que ele possa ter causado.