História da Mazuma Mineira produção de cachaças
A MAZUMA MINEIRA surgiu como um projeto de aposentadoria do Fábio, proprietário e ex-aposentado. Mineiro de nascimento, ele passou seus últimos 30 anos entre Itajaí/SC, cidade sede de sua antiga empresa e Tiradentes/MG, onde, há muitos anos, possui uma casa “de veraneio”. Ao venderem sua empresa, Fábio e sua esposa Sandra decidiram passar um ano curtindo a tranquila Tiradentes…
A cachaça
A cachaça entra nessa história quando o casal decide fazer um curso de Mestre Alambiqueiro, apenas por lazer. Entretanto, o aroma doce e complexo dessa bebida fez despertar a paixão do casal pelo assunto e, de imediato, veio a vontade de produzir a própria cachaça, pelos seus próprios moldes. Fábio continuou se aprofundando nos estudos da cachaça, acumulando certificados e muito conhecimento. Eis que então, num passeio pelo Bichinho — área próxima a Tiradentes muito visitada pelos turistas da região que buscam o artesanato local, comida mineira da roça e uma bela vista para a Serra de São José — Fábio viu a oportunidade de construir um espaço que fizesse jus aos sabores e aromas dessa bebida genuinamente brasileira. Assim nasceu a MAZUMA MINEIRA!
O local tem como proposta expor ao visitante todo o processo produtivo:
desde a área do plantio da cana, até a adega onde ficam armazenados nossos barris e tonéis de diversas madeiras; visando agregar valor à cachaça de qualidade, feita artesanalmente, produzida com zelo e calma inerentes a comunidade do Bichinho.
Destaque em programas de televisão
Projeto de aposentadoria do empresário Fábio Mattioli, a Mazuma Mineira (Rua São Bento, 300) tem belas instalações já avistadas ao longe por quem chega no Bichinho. Da moenda no alto do morro à loja no térreo e até a área de armazenamento abaixo do nível do chão, tudo brilha, com limpeza impecável e muita organização.
O atendimento é profissional, chegando ao excesso de querer determinar ao visitante a ordem em que ele deve degustar as cachaças ali produzidas (rsss…), entre elas uma envelhecida em carvalho americano de sabor clássico muito agradável.
devotosdacachaça.com.br
Veja os produtos oferecidos
Cachaça armazenada em Carvalho
A elegância dessa madeira se traduz na qualidade e sutileza dos aromas presentes nessa cachaça. Seu sabor seco casa muito bem queijos de cabra, de sabor mais delicado, e também com doces de origem láctea.
Detalhes
Grad. alc. 39% vol.
Conteúdo 700 ml
Cachaça armazenada em Amburana
De aroma adocicado e de bastante personalidade, essa cachaça harmoniza muito bem com queijos maturados, de sabor intenso. No verão, a sugestão é servi-la em copo baixo com poucas pedras de gelo, tal qual um bom uísque.
Detalhes
Grad. alc. 39% vol.
Conteúdo 750 ml
Cachaça armazenada em Jequitibá
Possui um perfume frutado, inerente à cachaça virgem. Essa madeira tem como função amaciar a bebida, tornando-a aveludada e muito fácil de beber. Deliciosa para se beber pura ou na famosa Caipirinha.
Grad. alc. 39% vol.
Conteúdo 750 ml
Cachaça armazenada em Inox
Pura e cristalina, com no mínimo 6 meses de descanso, direto dos tóneis de inox: a tradicional cachaça branca. Apesar de seu aroma intenso, nossa branquinha se revela extremamente macia na boca, com notas frutadas e sabor que lembra a cana-de-açúcar.
Detalhes
Grad. alc. 39% vol.
Conteúdo 750 ml
Cachaça armazenada em Castanha do Brasil
Madeira bastante semelhante ao carvalho Francês. Suave e com sabor levemente adocicado, com aroma e sabor que lembram a castanha do Pará, e cor levemente amarelada. Armazenada 3 anos em Tonel de 1º uso.
Detalhes
Grad. alc. 42% vol.
Conteúdo 700 ml
Você pode visitar a Mazuma
VISITAS GUIADAS
Que tal conhecer o processo de produção de uma boa cachaça artesanal? A MAZUMA MINEIRA é o local ideal para aprender sobre cachaça, bebida cada vez mais apreciada. Desde o canavial até o armazenamento, nossa equipe explica como uma boa cachaça artesanal é produzida. Tudo isso com uma linda vista para a Serra de São José. Não apenas uma visita, mas também uma aula dinâmica para todos os perfis de curiosos.
Acesse o site da Mazuma em:
https://www.mazuma.com.br/
Veja também