Saúde Pública Debate Inclusão de “Canetas Emagrecedoras” no SUS
O Ministério da Saúde deu um passo importante nesta quinta-feira (24), protocolando na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) o pedido para que as chamadas “canetas emagrecedoras” sejam incorporadas ao SUS. Esses medicamentos, pertencentes à classe dos GLP-1, são utilizados no tratamento da obesidade e sua possível inclusão na rede pública tem gerado grande expectativa.
A decisão do governo em solicitar a análise da Conitec ocorre em um momento de forte debate sobre o acesso a tratamentos para a obesidade. A pasta justifica o pedido pela expressiva queda nos preços e pelo aumento da concorrência no mercado, fatores que, segundo o ministério, mudaram o cenário que antes dificultava a incorporação desses produtos na rede pública.
A iniciativa visa oferecer uma alternativa terapêutica para pessoas com obesidade que aguardam na fila por cirurgia bariátrica, desde que sob estrito acompanhamento médico e seguindo protocolos clínicos rigorosos. A expectativa é que a análise pela Conitec seja concluída em até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90.
Queda de Preços e Concorrência Alteram Cenário para “Canetas Emagrecedoras”
O Ministério da Saúde destacou que a entrada de novos concorrentes e a produção nacional de medicamentos similares resultaram em uma redução de cerca de 70% nos preços das “canetas emagrecedoras” no Brasil em menos de um ano. Segundo a pasta, 25 produtos já foram registrados no país, sendo 14 deles em 2026, incluindo versões genéricas e de fabricação nacional.
Essa maior oferta, conforme o ministério, transformou o Brasil no país com a maior variedade desses medicamentos e impulsionou a queda dos valores no varejo. Essa nova realidade de custos é apresentada como um fator crucial que difere da avaliação anterior da Conitec, que apontava o alto impacto financeiro como um obstáculo para a incorporação no SUS.
“Até o momento, 25 canetas emagrecedoras já foram registradas no país, sendo 14 delas em 2026, fruto direto da estratégia de fomento do Ministério e da Anvisa, incluindo versões produzidas nacionalmente e medicamentos genéricos“, afirmou o ministério em nota, enfatizando a importância da política de incentivo.
Obesidade em Alta e a Necessidade de Tratamento no SUS
A proporção de brasileiros com obesidade saltou de 11,8% em 2006 para 25,7% em 2024, um aumento significativo que evidencia a crescente necessidade de acompanhamento e tratamento a longo prazo. O Ministério da Saúde argumenta que o controle eficaz da obesidade pode não apenas reduzir mortes e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mas também diminuir os gastos gerais do sistema de saúde com complicações decorrentes da doença.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já havia defendido o uso dos medicamentos no SUS, mas com critérios bem definidos. “O que estava custando R$ 1,7 mil, R$ 2 mil, já está entre R$ 300 e R$ 400 na farmácia, aumentando o acesso. Mas a gente quer uma outra coisa, colocar essa medicação no SUS como um direito. E vamos fazer isso de forma responsável”, declarou.
Diretrizes da OMS e Preparo do Sistema de Saúde
O Ministério da Saúde também se baseia em diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) que recomendam o tratamento de longo prazo da obesidade com terapias baseadas em GLP-1. A OMS incentiva que os sistemas de saúde estejam preparados para oferecer acesso a essas terapias, alertando que, sem políticas claras, elas podem agravar desigualdades sociais já existentes.
A análise da Conitec considerará agora o novo cenário de preços e a ampliação da concorrência, buscando viabilizar a incorporação dessas importantes ferramentas terapêuticas no Sistema Único de Saúde, garantindo o acesso a um tratamento fundamental para a saúde de milhares de brasileiros.





















