O novembro azul é o mês de concientizar os homens a se prevenirem contra o cancêr de próstata. A data é lembrada desde 2008 é como o maior movimento em prol da saúde do homem no Brasil. O Novembro Azul foi desenvolvido para estimular os homens a dedicarem com mais atenção à sua saúde e se conscientizar da importância da prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) propõe como tema este ano: “Cuidar da saúde também é coisa de homem! Previna-se, cuide da sua família e procure a Unidade de Saúde mais próxima”.
Dados do Ministério da Saúde mostram que no período da pandemia de Covid-19, iniciada em março de 2020, houve uma redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O dado é resultado de uma comparação entre os anos de 2019 e 2020.
Muitos homens ainda não entendem a seriedade do assunto. A demora de diagnóstico pode trazer diversos riscos e atrasar o tratamento, diminuindo as chances de cura. O maior temor é o exame de toque retal, que levanta questões acerca da sexualidade masculina, mas o exame é indolor e dura menos de 10 segundos.
“Além disso, é preciso dar atenção à saúde preventiva, pois a maioria dos cânceres, incluindo o de próstata, é assintomático em estágio inicial, quando os sinais aparecem a doença já se encontra em situação mais avançada. E apesar de ser considerado um câncer da terceira idade, pode se desenvolver em qualquer faixa etária. Homens de todas as idades devem ficar atentos aos fatores de risco e conversar com seus médico para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença”, explica o médico.
Os sintomas são silenciosos, exames devem começar a ser feitos aos 50
A maior parte dos casos de câncer de próstataaparece depoia dos 55 anos. A orientação é que os exames para identificar precocemente o tumor (como o exame de toque retal e o PSA), comecem a ser feitos a partir dos 50 anos e repetidos anualmente. Quem tem um histórico do tumor na família, por sua vez, precisa começar a fazer esse check-up antes, aos 45 anos, e voltar ao consultório uma vez por ano para continuar o acompanhamento.
Tratamento do cancêr de próstata
O tratamento vai depender do estágio da doença, da idade e do estado de saúde da pessoa. O mais comum é que o homem realize cirurgia, radioterapia e terapia hormonal. . Tumores menos agressivos, dependendo da idade do paciente, podem ser apenas monitorados periodicamente, sem precisar de tratamento. A chamada vigilância ativa envolve a realização periódica dos exames de PSA e toque retal, além de biópsias, conforme indicação médica. Já para homens mais jovens, com boa saúde e tumor que cresce rapidamente, isso não costuma ser recomendado. Câncer de próstata tem cura? Quanto antes a doenças for identificada, maior a chance de remissão do problema. Em tumores localizados (que estão só na próstata e ainda não se espalharam para outras partes do corpo), a possibilidade de “cura” chega a ser de 90%…