Perda de dados
Olha eu mesmo já perdi arquivos importantes por dois motivos principais, o primeiro deles é que eu não tinha uma backup de segurança e outro que ao formatar um simples pendrive acabei formatando na verdade um HD Rígido com 500gb de arquivos tudo por fazer as coisas as pressas sem ler direito os avisos antes da formatação.
Outros relatam que o cartão de memória de sua câmera digital corrompeu impossibilitando de abrir os arquivos de seus clientes no caso de ensaio fotográfico, já imaginou perder uma casamento inteiro por conta de um erro no cartão de memória? Existem ainda alguns que deixam o computador parado por muitos anos e se sentem preocupados de fazer o descarte sem recuperar os arquivos pessoais antes.
A procura de informações sobre a perda de dados
Conversamos com um dos responsáveis da empresa Data Infinity Recovery e perguntamos algumas coisas dentre elas qual seria o dispositivo com a maior possibilidade de recuperação. Eles me informaram que o dispositivo RAID é o mais procurado e aquele que eles conseguem ter um grau maior de recuperação entre 95% e 99% dependendo do problema identificado. Fiquei muito surpreso, pois uma taxa de recuperação acima de 90% já é muito bom.
Eles me passaram uma lista também dos dispositivos e suas porcentagens de recuperação.
Dispositivos para recuperação de dados
RAID: 97%
HD Rígido: 98%
SSD: 80%
Pendrive: 93%
Cartão de Memória: 70%
Como funciona a recuperação de dados?
Eles me explicaram que existem alguns procedimentos que precisam ser seguidos para conseguir uma taxa maior de sucesso na recuperação dos dados dos clientes e que depende também dos dados a serem recuperados, por exemplo imagens é mais fácil recuperar, assim os fotógrafos podem ter até uma certa tranquilidade agora, já os vídeos por serem mais pesados, demoram mais tempo para a recuperação e no meio do processo podem ser identificados outros erros que inviabilizariam a recuperação completa dos arquivos. Complicado mais consegui entender.
Softwares de recuperação de dados
Eles usam softwares específicos para vasculhar, e recuperar os dados que muitas vezes são recuperados com erros “Quebrados”, e precisam passar outros processos para conseguir ou não recuperar tal arquivo. Olha eu já tentei e isso da um nervoso, o arquivo está ali, mas não abre. Aí me falaram que esse é mais um erro, tentar recuperar por conta própria ou seguindo tutoriais no youtube, cada tentativa diminui ainda mais a chance de recuperação.
Sala limpa para a recuperação dos dados
Me explicaram que a sala limpa é de extrema importância principalmente quando estão recuperando dados de grandes empresas, elas trazem os dispositivos que podem ser tanto HD Rígido, SSD ou RAID. Nesta sala limpa livre de impurezas, poeira, fiapos de roupa ou qualquer coisa que pudesse estar flutuando no ar são removidos, deixando ar completa mente livre de micropartículas. Achei incrível eu um dia ainda vou lá na sede da Data Infinity Recovery para ver de perto esta sala. Será que conseguimos trazer um vídeo para o site? Tomara.
A Data Infinity Recovery
Empresa de recuperação de dados que atende a todo território brasileiro com pontos de remoção em várias regiões do país.