Aplicativo WhatsApp GB
Aplicativo é uma espécie de clone da plataforma de mensagens desenvolvida pela Meta. No Twitter, usuários relatam que tiveram seus números banidos no WhatsApp. Especialista alerta para o risco de segurança envolvido no uso da versão alternativa.
Nesta última segunda-feira (21), diversos usuários do aplicativo WhatsApp GB, versão modificada do mensageiro oficial, afirmaram que estão sendo banidos e tendo seus números bloqueados da plataforma.
Essa modificação não tem relação com o programa de mensagens instantâneas oficial, mas é necessário ter uma conta nele para ter acesso ao aplicativo paralelo. Além da exclusão, os números passaram a ser bloqueados, portanto sequer podem ser usados no WhatsApp “de verdade”.
Diversos usuários migram para o clone porque ele entrega respostas automáticas, temas personalizados, filtros de mensagens e função “não perturbe”. Apesar disso, o uso não é recomendado por oferecer riscos, como o vazamento de dados pessoais e a perda da conta oficial do WhatsApp por roubo de criminosos.
Riscos para a segurança
Para o especialista em segurança Thiago Ayub, esse tipo de aplicativo pode ser um terreno fértil para criminosos explorarem vulnerabilidades. Mesmo que seus criadores tenham boas intenções, softwares como o WhatsApp GB podem ser uma porta de entrada para contas e celulares dos usuários.
“A questão é que as comunicações trocadas no WhatsApp são sigilosas, passar isso para uma segunda empresa que você não conhece e que não tem confiança, abre sempre um risco”, explica Ayub.
Como recuperar o WhatsApp banido?
Infelizmente, após o banimento, não há muito o que possa ser feito exceto esperar. Por sorte, WhatsApp não aplicaram a exclusão definitiva para a maioria das pessoas, portanto usuários do WhatsApp GB poderão retornar para a app oficial quando o cronômetro zerar.
Você pode seguir os passos abaixo para tentar manter seus conteúdos:
-No WhatsApp GB, siga o caminho Mais opções > Conversas > Backup de conversas e inicie a transferência;
– Depois disso, no seu celular, vá até Configurações > Armazenamento > Arquivos;
-Ache a pasta do WhatsApp GB, pressione e segure para selecioná-la;
-No canto superior direito, toque em Mais > Renomear e renomeie a pasta para “WhatsApp” (sem as aspas);
-Baixe o app oficial do WhatsApp;
-Verifique seu número de telefone;
-Deve surgir uma tela que informará sobre um backup encontrado. Toque em Restaurar > Próximo;
Pronto, o WhatsApp carregará as conversas existentes e gravadas no aparelho. A partir de agora, a pessoa deve usar apenas a versão oficial do programa. Lembre-se que este foi apenas um banimento de aviso, logo uma nova infração pode gerar consequências mais graves.