O que é Artroplastia do Quadril?
Artroplastia é o nome dado à cirurgia de substituição de uma articulação (junta), quando existe um desgaste da cartilagem. Quadril é a articulação entre a coxa e a bacia. A Artroplastia é Total quando a substituição é feita na cabeça do fêmur ( osso da coxa ) e também na bacia. Pode ser parcial , quando é substituído apenas a cabeça do fêmur , e isto está indicado apenas nos casos de fratura de pacientes idosos.
Prótese
Prótese de quadril é o nome do material que será colocado para substituir a articulação que está gasta. Geralmente são feitas de aço inoxidável ou de Liga de Titânio, que é um material muito resistente e que oferece uma boa integração com o osso.
Para se fixar ao osso elas podem ser: cimentadas ou não cimentadas. O cimento utilizado é semelhante àquela argamassa cor-de-rosa utilizada pelos dentistas, contudo utiliza-se um tipo próprio para o uso em cirurgias ósseas e com uma qualidade para fixar a prótese ao osso.
Alguns tipos de prótese não necessitam o cimento, e fixam-se diretamente no osso por causa de seu formato. O princípio desta fixação pode ser explicado com o exemplo de um prego batido em um bloco de madeira. O metal abre o espaço na madeira que por ser material orgânico, tem uma plasticidade e trabalha, dando espaço para o prego. No final desta introdução a madeira se acomoda fixando o prego. Chamamos este princípio de “Press fit”. É desta forma que uma prótese não cimentada fixa-se ao osso.
Seu médico vai decidir qual será o melhor tipo para seu caso, conforme o tipo de osso, idade e tipo de desgaste ou da doença.
Em alguns casos pode-se utilizar tanto a prótese cimentada quanto a não cimentada, esta é uma decisão técnica e que cabe apenas ao médico.
Existe também a possibilidade de se utilizar as Próteses Hibridas, ou seja, uma parte não cimentada (geralmente o acetábulo) e uma parte cimentada (geralmente o fêmur).
As Próteses são compostas de várias partes:
- A haste vai dentro do fêmur (osso da coxa)
- A cabeça femoral que pode ser de metal (aço) ou cerâmica .
- O Liner que é a parte que vai fixar-se na bacia e articular-se com a cabeça. Pode ser de polietileno, cerâmica ou metal. . É o conjunto cabeça-liner que vai permitir o movimento da sua nova articulação.
Tipos de Liner- O polietileno. É um plástico de alta densidade e serve para encaixar a cabeça do fêmur. Nas próteses cimentadas ele vai fixo diretamente na bacia pelo cimento. Nas não cimentadas vai encaixado em uma cúpula metálica que por sua vez é fixa no osso por “Press Fit”. Pode ser articulado com cabeças de metal ou de cerâmica. Existem dois tipos de polietileno. O Polietileno Convencional e o Polietileno Irradiado (chamado também de Cross Linked). Os estudos mostram que o Polietileno irradiado teria mais resistência ao atrito, e portanto menos desgaste.
- Liner especiais. Existem alguns tipos de Liner para uso em situações de excessão.
- Liner Constricto – É um liner de polietileno convencional que tem uma espécie de trava, para impedir o deslocamento da cabeça femoral. Utilizado em pacientes com grave fraqueza muscular, luxações (deslocamentos) recorrentes, crises convulsivas, transtornos psiquiátricos e situações onde haja alto risco de deslocamento do implante.
- Liner em Dupla Mobilidade – É um produto novo no mercado nacional, usado na Europa há várias décadas. É um liner de polietileno que permite o movimento em duas esperas, aumentando a estabilidade do conjunto. Usado em situações de risco de deslocamento e fraquezas musculares em pacientes jovens, e que deveriam ter mais mobilidade que o liner constricto.
- Cerâmica. Pode articular apenas com cabeças de cerâmica.
- Metal. Pode articular apenas com cabeças de metal.
- Cúpula metálica. Fixa-se à bacia através de seu formato com ou sem parafusos.
- O Liner encaixa-se dentro da cúpula metálica
Superfícies de Contato
Abaixo, as opções existentes com suas vantagens e desvantagens:
Gostaria de ler a matéria na íntegra?
Basta acessar o link a seguir!
Acesso pelo link abaixo
Artroplastia do Quadril
Quem é o Dr. Marcos Emílio Contreras?
CRM/SC 5382 – RQE 4946 – Currículo
Mestre em Ciências do Movimento Humano – Biomecânica , Udesc/Cefid
Mestre em Alto Rendimento Esportivo – Universidade Pablo de Olavide-Espanha
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Quadril
Membro da The Hip Preservation Society ( ISHA)
Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Governador Celso Ramos- Florianópolis – SC de 2016 a 2021
Chefe do Grupo de Quadril do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Governador Celso Ramos- Florianópolis – SC de 2000 a 2021